segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ideias da SEPG Europe

Olá a todos,
antes de mais deixem-me manifestar a minha alegria por ver que, esta ainda pequena comunidade portuguesa relacionada com CMMI, começa a dar passos simples mas seguros no sentido de construir uma visibilidade e uma rede de conhecimento efectiva. Se bem que no passado tenham sido dados alguns passos um tanto ou quanto inconsequentes, agora sim parece que a comunidade ganha força.
Para isso muito ajudou a realização da conferência SEPG Europe, que decorreu na semana de 28 de Junho a 01 de Julho, no Porto. E, antes de continuar, deixem-me dar os parabéns a todos os envolvidos em trazer esta conferência a Portugal.
Tendo um interesse forte e achando que este modelo pode efectivamente ajudar a melhorar a prática das empresas nacionais (e não só), acompanhei estes dias de trabalho no Porto.
As várias sessões de trabalho foram muito interessantes, com níveis de participação muito bons, tendo sido gerados, em todas as que assisti, a uma "discussão" saudável entre quem apresenta e quem escuta. Nenhuma das sessões foi um simples "debitar" de informação, tendo sido enriquecidas sempre pela apresentação de outros pontos de vista.
Quanto ao modelo, a minha perspectiva é que este se está também a adaptar aos novos tempos, se está a querer integrar com as várias metodologias que co-existem à sua volta. E isto é muito positivo e interessante, pois nesta área do conhecimento, adoptar uma postura rígida e isolada é sempre sinónimo de desaparecimento. A meu ver, notaram-se duas fortes componentes nesta conferência: por um lado, a adaptação do modelo a novas realidades (leiam-se métodos ágeis), e por outro, a disponibilização de uma nova constelação - CMMI for Services. Destes dois temas, confesso que o que me agradou mais foi mesmo a abertura do modelo a outras abordagens, bem como o deixarmos de ouvir a conformidade como objectivo último. É bom ver que a ideia dominante é a de traduzir a implementação de processos em benefícios claros para as organizações e não apenas a melhoria de processos por si só.
Resumindo, foi uma semana bastante interessante, permitindo conhecer um pouco mais das diferentes abordagens, mas também permitindo claras oportunidades de networking.
Venham mais eventos destes.

1 comentário:

  1. Penso que o evento SEPG/Porto foi de facto bastante interessante, sobretudo os contributos dos oradores principais (gostei sobretudo das apresentações da Linda Northrop e do Richard Mark Soley do OMG). A sessão de gala penso que correu também bastante bem, mas o mais interessante nestes eventos é sempre conhecer novas pessoas e alargar o nosso network.

    Como pontos a melhorar penso que alguém deveria limitar a componente de política local e algum marketing que sendo inevitável seria ainda assim por vezes dispensável.

    Sobre o networking local PT de CMMI penso que agora está nas nossas mãos promovê-lo - e o jantar do dia 23/Julho é o primeiro (segundo) passo nesse sentido. Um dos desafios que obviamente vamos ter é que haverá sempre pessoas de Lx que terão dificuldade em ir ao Porto e vice-versa, mas penso que isso não será obstáculo de maior.

    ResponderEliminar